EUREST integra programa de mecenato do projeto FUTURO

Entre bétulas, medronheiros e lódãos, há 697 novas árvores nativas no município de Gondomar, plantadas num terreno que sofreu um grande incêndio no verão do ano passado. Este é o resultado de uma iniciativa do projeto FUTURO, coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolita do Porto (AMP), no âmbito da integração da empresa EUREST como mecenas HECTARE deste projeto.

Um grupo de mais de 95 voluntários da empresa Eurest participou ativamente na plantação de árvores nativas. Uma ação que envolveu também o Município de Gondomar, os Amigos Moinhos de Jancido, o Parque das Serras do Porto e o CRE.Porto. Assim, durante os próximos três anos, o recente hectare de floresta nativa será monitorizado, de modo a avaliar o desenvolvimento das árvores plantadas.

A Eurest Portugal, comprometida com a estratégia para a sustentabilidade “Our Planet Promise” da Compass Group que pretende apoiar as comunidades locais, integrou o programa HECTARE do projeto FUTURO. As árvores nativas proporcionam um vasto leque de importantes razões pelas quais são fundamentais no dia-a-dia e para o ecossistema, salientando um contributo para o nosso bem-estar, essenciais para a recuperação ecológica e paisagística necessária no território, atrair a biodiversidade e, consequentemente, estabelecer as diversas relações ecológicas, assim como poder sequestrar carbono, quando atingem a maturidade.

Desde 2011, o projeto FUTURO atua ativamente na Área Metropolitana do Porto para promover áreas de floresta nativa, tendo já alcançado a plantação de mais de 130.000 árvore e arbustos autóctones no território. Com a ambição de intervencionar em mais áreas, garantir a plantação e um acompanhamento nos quatro anos subsequentes, cruciais para o desenvolvimento de um jovem bosque, surge o programa de mecenato HECTARE. Um financiamento totalmente dedicado às ações de rearborização, já realizadas ou novas, que viabiliza os momentos de operacionalização e monitorização de futuros bosques nativos.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

02-05-2023