Faculdade de Direito assina protocolo com Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN) assinaram um Protocolo de Cooperação, tendo em vista a oferta de uma Pós-Graduação em Estudos do Mar.

O evento foi presidido por Célia Manaia, Vice-Presidente do Centro Regional do Porto da UCP, pelo Comodoro Donaciano Gomes - Diretor do Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste e por Manuel Fontaine - Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP e contou ainda com a presença do coordenador e co-coordenador da Pós-Graduação em Estudos do Mar: Almirante António de Silva Ribeiro e Azeredo Lopes, respetivamente.

O primeiro protocolo com Timor-Leste

A celebração do protocolo de cooperação com o IDN é o primeiro protocolo da Escola do Porto da Faculdade de Direito com uma instituição de Timor-Leste e reforça o investimento na internacionalização da faculdade.

“A nossa aposta na internacionalização vai acontecer com uma reputada instituição internacional. Trata-se de, em conjunto e de mão dadas, enriquecermos ambas as instituições” reforça, em discurso, Manuel Fontaine.

Para o Comodoro Donaciano Gomes, este é apenas o “primeiro passo” da cooperação entre as duas instituições, “no quadro do ensino”. Reforça ainda que este acordo com a Faculdade de Direito vai “contribuir imenso para a formação e transformação dos quadros [do IDN], assim como da sociedade, para ajudar no processo de construção, crescimento e desenvolvimento nacional.”

Projeto de vários meses, agora concretizado

Azeredo Lopes, que assume a co-coordenação da Pós-graduação, explica a pertinência desta nova oferta formativa: “O Mar é determinante para Timor-Leste”. “Sei onde começamos, sei o que avançamos, sei o que vamos aqui hoje assinar. Por isso, o meu testemunho é de gratidão por aquilo com que sempre contamos, desde o início, por parte do IDN”, reforça.

O protocolo agora assinado pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e pelo Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste marca o início de uma relação de cooperação entre as duas instituições.

24-04-2023