Fórum de Inovação em Biotecnologia junta mais de 200 participantes online

Think BIG in Biotechnology foi o mote do 2º Fórum de Inovação em Biotecnologia que se realizou a 10 de outubro. Organizado pela Associação ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia e pela Católica no Porto, este ano o evento decorreu em formato webinar, adaptado à pandemia COVID-19, e contou com a participação de mais de 200 participantes de todo o mundo. O painel de oradores, portugueses e estrangeiros, foi acompanhado em múltiplos fusos horários por uma audiência dinâmica e curiosa sobre os múltiplos temas abordados. 

A primeira sessão teve como keynote Seeram Ramakrishna, professor da National University of Singapore, que abordou o tema “Intelligent Biomaterials” onde foi abordado o papel dos biomateriais no futuro da área biomédica e o quão relevante continua a ser a investigação neste âmbito. João Nascimento e Paulo Fonte, mentores do Projeto Open Air, partilharam a sua experiência no contexto do desenvolvimento e gestão deste projeto open-source de construção e distribuição de ventiladores low-cost e de simples manutenção, como forma de apoio aos profissionais de saúde que continuam na “linha da frente” contra a COVID-19. Finalmente, Rui Oliveira, docente e investigador do INESC TEC & Universidade do Minho, apresentou e abordou os detalhes do funcionamento da aplicação STAYWAY COVID, bem como, os desafios e requisitos inerentes à sua arquitetura. 

[Na próxima semana serão disponibilizados vídeos individuais com cada uma das sessões]

Após um breve coffee-break virtual, deu-se início à segunda sessão intitulada “Innovation in Biotechnology: Trends and Future Paths in Portugal”, moderada por Hugo Sousa, um multi-premiado empreendedor e estrategista de inovação corporativa. A sessão contou com a participação de Luís Valente, CEO da iLof - Intelligent Lab on a Fiber, que falou sobre o impacto que a inteligência artificial terá no desenvolvimento de fármacos para o tratamento de doenças neurodegenerativas. Ainda na temática de engenharia biomédica, Pedro Costa, responsável pela gestão de produto de robótica da iSYS Medizintechnik GmbH, mostrou aos participantes como às vezes para se pensar “em grande”, numa clara analogia com o tema do fórum, é necessário em determinados cenários “pensar em pequeno / Think Small”, através da sua apresentação sobre sistemas intervencionistas e o novo paradigma em robótica. 

Além da engenharia biomédica, as restantes áreas da biotecnologia foram abordadas, especificamente a área das ciências da nutrição e engenharia alimentar, microbiologia e engenharia do ambiente. Joana Maricato, da New Nutrition Business, abordou as mais recentes tendências na área da nutrição personalizada, Plant-based e Digestive Wellness. Seguidamente, a temática de microbiologia ficou a cargo de Daniela Pacheco, membro fundador e CTO da Bac3Gel e alumni da Escola Superior de Biotecnologia, que apresentou uma tecnologia inovadora que permite a produção de substratos para a cultura de bactérias com o potencial de mudar o status quo da microbiologia e a forma como os medicamentos moduladores de bactérias são descobertos; Finalmente, António Frutuoso, também ele alumni em engenharia do ambiente, debruçou-se sobre o tema “A inovação não surge por acaso”. 

A sessão de abertura contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e de Isabel Vasconcelos, diretora da Escola Superior de Biotecnologia.

Temas abordados versus pandemia
A importância dos temas abordados foi reforçada pelos tempos atuais de pandemia que estamos a ultrapassar. Talvez por isso, o interesse dos participantes no fórum abrangeu um diverso leque de profissões de diferentes indústrias: desde estudantes a investigadores, médicos, engenheiros e advogados. Desta forma, os participantes desta sessão tiveram a oportunidade de “pensar em grande”, tendo por base a importância e o impacto da biotecnologia na nossa sociedade atual. 

O Fórum de Inovação em Biotecnologia é organizado por Hugo Choupina (co-chair), Ana Leite Oliveira (co-chair), Margarida Silva, Tiago Gonçalves, Inês Vasconcelos, Anabela Veiga, Beatriz Bernardes e Marta Duarte.

3º Fórum de Inovação em Biotecnologia em 2021
A pensar já no O 3º Fórum de Inovação em Biotecnologia, a organização anuncia “o tema será ‘Unveiling opportunities to address new challenges’ e irá realizar-se a 9 de outubro de 2021”. A organização espera poder continuar a desenvolver uma simbiose entre a academia e a indústria, sendo essa relação um motor para o fomento da inovação cooperativa com valor acrescentado.  

Outubro 2020

 

Artigos relacionados:

Alumni da ESB promovem Fórum de Inovação em Engenharia Biomédica | 2019

Fórum de Inovação: Think BIG in Biomedical Engineering | 2019