Fundação Amélia de Mello, Católica e Principia Editora lançam obra sobre "A História Empresarial e os Seus Protagonistas"

"A História Empresarial e os Seus Protagonistas" é o título da obra mais recente sobre Alfredo da Silva, “recordado pela história da economia portuguesa como o maior industrial que o País conheceu”. Sob coordenação de Sofia Salgado, docente da Católica Porto Business School, e com prefácio de Daniel Bessa, esta obra foi lançada a 8 de novembro pela Católica Porto Business School (CPBS) e pela Fundação Amélia de Mello, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Alfredo da Silva foi um dos maiores industriais em Portugal, que teve também uma forte intervenção nos domínios da banca, dos seguros e do transporte marítimo. Em setembro de 2020, realizou-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto, a conferência inaugural das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, intitulada «A História Empresarial e os Seus Protagonistas». Foi a primeira de um ciclo de conferências a acontecer até junho de 2021 e que visou o reconhecimento do papel dos empresários, do papel da indústria e do papel da livre iniciativa empresarial.

A obra "A História Empresarial e os Seus Protagonistas" reúne os discursos de boas-vindas e de abertura da conferência, proferidos pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, pelo Presidente da Fundação Amélia de Mello, Vasco de Mello e pelo então ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. Discursos que remetem para o tema do evento, a importância de fazer memória e de valorizar protagonistas. Seguem-se textos de Vasco de Mello sobre “Alfredo da Silva: Uma história de empreendedorismo, resiliência e Determinação”; Geoffrey Jones sobre “Alfredo da Silva and the Purpose of Business”. No capítulo “A história empresarial vivida e a inspiração para o futuro: a voz de três Protagonistas” são integrados os textos de “Bons negócios entre primos e irmãos” de Manuel Carvalho; “A importância das pessoas” de Jorge de Melo; “Os valores que passam entre gerações” de António Rios Amorim; e “A capacidade de reinventar e diferenciar” de Isabel Gonçalves Furtado. Está integrado também o texto “Uma homenagem a Alfredo da Silva” de António Saraiva.

Mais informações disponíveis em:

É um desafio transpor para esta publicação toda a riqueza de um evento que incluiu vídeos, discursos, apresentações e debate. Optámos por uma estrutura coincidente com a da conferência ocorrida a 28 de setembro de 2020 e vamos apresentar-lhe o que ouvimos.” As palavras são de Sofia Salgado, docente da Católica Porto Business School.

No segundo capítulo do livro é apresentado o “FAME: 20 anos de Casos de Empreendedorismo em Portugal – Mitos e realidades”. A base de dados do projeto FAME inclui 247 casos estudados pelos alunos na disciplina de História e Iniciativas Empresariais (HIE), entre os anos letivos de 2007/2008 e 2020/2021 (com exceção do ano letivo 2010/2011) da Católica Porto Business School. Destes casos foi possível identificar o NIF de 191 empresas em que é desenvolvida a atividade empreendedora estudada no caso.

A sessão de lançamento e apresentação da obra "A História Empresarial e os Seus Protagonistas", organizada pela Fundação Amélia de Mello, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a Principia Editora, decorreu no dia 8 de novembro, às 17h00, no Edifício Américo Amorim Universidade Católica no Porto.

09-11-2022