João Canijo, professor da Escola das Artes, vence Urso de Prata em Berlim

No passado dia 25 de fevereiro, na cerimónia de entrega dos Prémios do 73º Festival Internacional de Berlim, João Canijo, professor da Escola das Artes, venceu o Silver Bear Jury Prize para o filme "Mal Viver", que competia na seção principal. É um dos mais prestigiados prémios recebidos na história do cinema português.

A seleção do filme foi também inédita, porque feita em duplicado com "Viver Mal", uma espécie de filme espelho, que competiu na secção paralela Encounters. A receção deste projeto, em díptico, foi de grande entusiasmo, por permitir expandir as próprias concepções do cinema contemporâneo.

"Mal Viver" e "Viver Mal" seguem as vidas de várias personagens num hotel no Norte de Portugal. No primeiro filme, a narrativa concentra-se na história das donas do hotel, cinco mulheres da mesma família. No segundo, acompanhamos a vida dos clientes: três famílias diferentes, numa estrutura episódica que adapta três peças do dramaturgo sueco August Stindberg.

Filmado com a direção de fotografia de Leonor Teles - realizadora, que já vencera também um prémio em Berlim para uma das suas curtas -, este projeto cimenta o lugar de Canijo no contexto do cinema contemporâneo, através da construção de um melodrama familiar claustrofóbico e violento. Uma olhar intenso sobre as complicadas relações humanas, com um impressionante ensemble de atrizes: Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Carolina Amaral e Leonor Vasconcelos.

João Canijo é professor da Escola das Artes há vários anos, sendo atualmente tutor do Projeto Final da Licenciatura em Cinema. Foi também nesta qualidade que já lecionou no Mestrado em Cinema. Também o montador do projeto, João Braz, é professor da Licenciatura em Cinema, na área da montagem.

27-02-2023