Lançamento do e-book “A Escola e o 25 Abril - Visões de Professores”

No âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi lançado em abril de 2024 o e-book "A Escola e o 25 de Abril - Visões de Professores",  organizado pelos docentes Cristina Palmeirão e José Matias Alves.

Foi pedido a um número considerável de professores a escrita de uma reflexão sobre a escola depois do 25 Abril  que nos desse conta das  continuidades, ruturas e metamorfoses experienciadas. Responderam 24 autores dos diversos locais do país (do norte, do sul, do litoral e do interior)  com uma narrativa baseada nas memórias enquanto aluno e/ou enquanto professor. Produziu-se, assim, um relevante conjunto de visões sobre esta data marcante na nossa história comum. Com registos e estilos diversificados construiu-se uma obra polifónica que celebra o que já construímos e enuncia o que precisamos de  continuar a edificar.

A Faculdade de Educação e Psicologia não podia deixar passar em claro esta oportunidade de celebração e de exigência. Porque a educação é um pilar fundamental da vida pessoal, organizacional e social e o 25 de abril uma data marcante para uma continuada reinvenção de dias mais claros.

11-04-2024