Mais de 60 estudantes da Católica no Porto participam na Missão País

Foram mais de 60 os estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto que participaram numa semana de voluntariado em Arcos de Valdevez, organizada no âmbito da Missão País, um projeto católico de universitários que comemora os seus 20 anos em 2023 e que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

De 5 a 12 de fevereiro, os 63 missionários fizeram jus ao mote do projeto - “Inspirar gerações a viver a Fé Católica em Missão” – e estiveram ao serviço de lares de idosos, creches e infantários, cuidados continuados, centro de atividades e capacitação para a inclusão. Alguns dos missionários também se dedicaram à preparação de uma peça de teatro para ser apresentada à comunidade no final da semana.

O que foi para ti esta semana de missão?

Leonor Miranda, estudante da Católica no Porto e participante da missão, partilha que foi uma semana “impossível” de descrever porque “não se consegue explicar a ação e o poder do Espírito Santo por palavras.” Leonor Miranda afirma, também, que “na missão país somos obrigados a parar da correria do dia a dia e das rotinas sem fim. Durante uma semana e com as orações diárias conseguimos refletir sobre a nossa vida.”

“É uma semana entre o primeiro e o segundo semestre em que um grupo de estudantes em vez descansarem colocam-se ao serviço. E lá está, como na maioria dos voluntariados e sem sabermos bem como, acabamos por receber mais do que aquilo que damos”, acrescentou.

Também Vicente Barbosa participou na Missão País. O estudante da Católica no Porto explica que “falar sobre a Missão País é falar sobre a maior dimensão da fé católica: viver a relação com Deus Pai através da relação com os outros, na experiência das obras de misericórdia, seguindo o exemplo de Deus Filho e sendo sempre, cuidado pelo Deus Espírito Santo.” “O mais engraçado é que quem tomou parte nesta missão de se oferecer ao próximo, rapidamente se apercebeu que tem tanto mais a receber quanto mais se entregar”, acrescentou.

Vicente Barbosa destaca também a importância da Missão País enquanto envio para o concreto do dia-a-dia: “se a palavra missão é sinónimo de envio, agora que a Missão País naqueles moldes chegou ao fim, sou chamado e enviado a viver essa missão, desta mesma forma, no concreto da minha existência e do meu dia-a-dia, com todos aqueles com quem me cruze, desde Arcos de Valdevez até casa.”

Missão País: a missão externa, interna e pessoal

A missão pode ser segmentada em três dimensões: a missão externa, que diz respeito ao contacto que se faz com a comunidade, o fazer-se presente através da atenção prestada, dos sorrisos e conversas; a missão interna, ou seja, todos os laços que se criam entre o grupo de missionários; e a missão pessoal, onde cada missionário abre espaço para se poder encontrar com Deus de forma a poder viver verdadeiramente aquela que é a Sua mensagem.

Este foi o segundo de três anos da missão da Católica no Porto em Arcos de Valdevez, que acolheu a missão com mais do que aquilo que se pode pedir, abrindo as portas para que cada um dos missionários pudesse levar os seus testemunhos e mensagens aos corações de cada habitante. São as pessoas da comunidade que transformam os missionários e que os permitem afirmar com confiança que “saímos desta terra mais enriquecidos daquilo que estávamos antes de partirmos em missão”.

27-02-2023