Mensagem de Páscoa da Presidente da Católica no Porto

Estimada Comunidade Académica da Universidade Católica Portuguesa, no Porto,

Aproxima-se um dia especial, o domingo de Páscoa. O dia em que o amor venceu a morte.

Este ano, ao contrário do ano passado, poderá haver oportunidades de encontros familiares, abraços, conversas. No entanto, vivemos tempos de incerteza. O mundo está diferente. Primeiro um vírus silencioso que nos aprisionou numa prisão sem grades, e agora uma guerra, que nos leva a refletir sobre os novos caminhos que a sociedade pode trilhar e qual o papel de cada um nesta mudança. Qual o compromisso de e com a humanidade?

A Páscoa ajuda-nos a olhar a vida sob múltiplos ângulos, a enfrentar a realidade com coragem, determinação e confiança, a alcançar o sentido mais amplo de tudo o que nos rodeia. A Páscoa é também renovação, recomeço. É tempo de também nós recomeçarmos – em cada um de nós e em comunidade. É este o apelo que nos deixa o nosso capelão Padre José Pedro Azevedo:

“Páscoa coloca-nos diante de uma notícia que todos esperamos ouvir hoje: a morte não é a última palavra e a esperança é a chave que abre caminhos novos à humanidade. 

A pandemia e agora a guerra parecem contradizer esta mensagem. No entanto, como comunidade académica devemos ter dentro este  horizonte de sentido, pessoal e coletivamente. Vamos contagiar todos com a esperança! 

Desejo a todos uma Santa Páscoa, cheia de contágios de esperança e vontade de recomeçar!

 

Isabel Braga da Cruz
Presidente

pt
13-04-2022