Novo livro reforça a importância da valorização de resíduos alimentares

"Food byproducts management and their utilization" é o título do novo livro preparado por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica no Porto, com um investigador da Universidad Autónoma de Coahuila, que apresenta a importância de valorizar os resíduos alimentares e ilustra as suas propriedades de valor acrescentado para a indústria. Editado pela Apple Academic Press, conta com a participação dos investigadores Manuela Pintado (CBQF/ESB/UCP), Ricardo Gómez-García (CBQF/ESB/UCP), Ana Vilas Boas (CBQF/ESB/UCP), Débora Campos (CBQF/ESB/UCP), e Cristobal Aguilar González (Universidad Autónoma de Coahuila).

Este livro tem como principal objetivo contribuir para dar resposta ao grave problema dos subprodutos alimentares, que geram poluição ambiental e resultam em perdas alimentares e económicas significativas. O livro revela como os subprodutos alimentares podem ser vistos como matérias-primas renováveis de valor acrescentado, através do seu processamento com métodos biotecnológicos, entre outros, impulsionando a abordagem de zero desperdício e a bioeconomia circular.

A obra sublinha a importância da valorização dos resíduos alimentares, explica o progresso significativo no processamento de recursos biológicos para a extração e produção de compostos, bem como o interesse crescente do desenvolvimento de ingredientes alimentares, nos quais os cuidados de saúde, ambiente e economia desempenham um papel essencial na investigação biotecnológica. Descreve, também, a utilização de estratégias baseadas em biotecnologia, engenharia alimentar, microbiologia e áreas de química verde, bem como algumas outras metodologias consolidadas relacionadas.

Este novo livro é constituído por informação inovadora produzida por investigadores com elevada formação científica do CBQF e da Universidade Autónoma de Coahuila, oriundos de Portugal, México, Argentina, Bolívia, Espanha, Irão e Japão. A obra representa um atrativo não só para um grande público de cientistas, engenheiros, estudantes de graduação e pós-graduação, mas também para gestores industriais, governos e possíveis investidores em investigação.

O CBQF, desde a sua fundação (1990), está na vanguarda da investigação em Biotecnologia aplicada aos desafios alimentares e ambientais. Desde 2004, que detém o estatuto de Laboratório Associado, sendo o único não estatal em Portugal.

18-01-2023