Novo projeto “Católica In! Inovar para Incluir” promove integração e sucesso académico dos estudantes da Católica

O “Católica in! Inovar para Incluir”, projeto conjunto dos Centros Regionais de Braga e do Porto da Universidade Católica Portuguesa, tem em vista a integração e o sucesso académico de alunos do primeiro ano de licenciatura. Um dos objetivos passa pela captação de estudantes que possam ser Mentores dos novos alunos no ano letivo 2023/24.

Esta Iniciativa do Católica In! visa valorizar e reforçar as dinâmicas de Mentoria por Pares já em curso na Universidade, trazendo novos estudantes e integrando mais Unidades Académicas”, refere Diana Soares, membro da equipa de coordenação do “Católica in! Inovar para Incluir” e docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Assim, ”através da expansão da Mentoria por Pares, pretende-se facilitar a integração, adaptação e sucesso académico dos novos estudantes, e em simultâneo promover o desenvolvimento de competências dos estudantes mentores”, acrescenta Armanda Gonçalves, membro da equipa de coordenação do projeto e docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

A estratégia do “Católica in! Inovar para Incluir” passa por melhorar o acompanhamento de estudantes em risco de insucesso e abandono através da implementação de 4 ações orientadas para o desenvolvimento de mecanismos de Mentoria por Pares e Tutoria por Docentes, capacitação integral (a 360º) de estudantes em risco, em articulação com as várias medidas institucionais em curso na Universidade Católica Portuguesa. Todas as atividades visam desenvolver e incrementar políticas e práticas que permitam a integração e o sucesso académico dos estudantes da Universidade, estando em linha com os princípios de uma educação inclusiva.

Este projeto é apoiado pelo projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano (POCH- 02-53I2-FSE-000026), através do FSE – Fundo Social Europeu. O “Católica in! Inovar para Incluir” arrancou no segundo semestre do ano letivo de 2022/2023, e prolonga-se até ao primeiro semestre de 2023/2024, nos campi do Porto e de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

As inscrições estão abertas para todos os estudantes dos Centros Regionais de Braga e do Porto da Universidade Católica Portuguesa através do preenchimento deste formulário.

13-07-2023