Obras da Coleção de Serralves restauradas por alunos de Conservação e Restauro

Um conjunto de obras da Coleção de Serralves foram restauradas no âmbito das aulas de Conservação de Arte Contemporânea, do 3º ano da licenciatura em Arte – Conservação e Restauro da Escola das Artes. Durante os últimos meses os alunos da licenciatura trabalharam no processo de restauro destas obras com o intuito de garantirem a sua apresentação na  exposição que celebra 30 anos da Fundação e Coleção de Serralves, “Viagem ao Princípio - Ida e Volta”.

A exposição inaugurou no dia 10 de julho no Museu, Casa e Parque de Serralves e contou com duas extensões inauguradas no dia 17 de julho – no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

Entre as obras restauradas conta-se a pintura escultórica “Atoms Inside Eggs” de Katharina Grosse que está em exposição no Terminal de Cruzeiros. Trata-se de uma obra composta por 39 elementos, através dos quais Katharina Grosse questiona o suporte da pintura. Nas aulas foram restaurados 3 dos elementos, para além de 4 obras bidimensionais da autoria de E. M. de Melo e Castro e do Grupo Puzzle.

Esta ação decorre da parceria entre a Fundação de Serralves e a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Fotografias da Inauguração