Papa nomeia Reitora da Católica consultora do Dicastério para a Cultura e Educação

O Papa Francisco nomeou Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) como consultora do Dicastério para a Cultura e Educação.

A comunicação da nomeação da Reitora da UCP e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 18 de fevereiro.

Segundo a Reitora, "é um privilégio poder servir a Santa Sé na missão de capacitação e esclarecimento da humanidade através da educação e da cultura."

Isabel Capeloa Gil era já consultora da Congregação para a Educação Católica que, com a reforma da Cúria, deu lugar a um novo organismo, o Dicastério para a Cultura e a Educação.

A Reitora da UCP vai agora colaborar com o cardeal português D. José Tolentino Mendonça, antigo vice-reitor da Universidade Católica e prefeito do Dicastério para a Cultura e educação

O organismo nasceu com a publicação da constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, a 19 de março de 2022, e assume as missões anteriormente confiadas à Congregação para a Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura.

22-02-2023