As plantas absorvem bactérias através das suas raízes

Uma possível forma de transmissão de bactérias resistentes a antibióticos aos humanos

Nazareno Scaccia, Ivone Vaz-Moreira, and Célia M. Manaia

Universidade Católica Portuguesa, CBQF (Centro de Biotecnologia e Química Fina), Escola Superior de Biotecnologia, Rua de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, Portugal.

As bactérias resistentes a antibióticos são uma ameaça à saúde humana, à escala global. Sentida sobretudo em ambiente clínico, a resistência a antibióticos pode ocorrer em animais e também ser um contaminante ambiental, podendo transitar entre os humanos e o meio com que interagem. Esta visão integrada, designada de Uma Só Saúde, assume que a saúde humana não pode ser dissociada da animal e ambiental. Por exemplo, a contaminação de solos e águas com substâncias químicas e microrganismos patogénicos pode representar um risco para a saúde humana, sobretudo se forem usados para o cultivo e rega de plantas usadas na nossa alimentação. Como as bactérias resistentes a antibióticos são contaminantes ambientais que podem ocorrer em solos e em águas de rega, neste estudo de revisão bibliográfica procurámos compreender se haveria o risco de estas serem absorvidas por plantas, aumentando assim o risco de transmissão para os humanos.

A nossa pesquisa centrou-se na avaliação da diversidade de bactérias endofíticas (que vivem no interior das plantas) em plantas que habitualmente são consumidas sem serem cozinhadas, como por exemplo alface, cenoura, rabanete, tomate ou pepino. Da ampla diversidade que pode constituir o microbioma endofítico de uma planta, constam bactérias que pertencem a grupos onde se integram agentes patogénicos oportunistas e/ou resistentes a antibióticos, por exemplo dos géneros Enterobacter, Acinetobacter, Pseudomonas ou Staphylococcus, entre outros. Embora nestes grupos possamos encontrar bactérias de origem ambiental que não representam um risco para a saúde humana, se as suas congéneres resistentes a antibióticos existirem nos solos ou águas poderão igualmente ser captadas pelas plantas e mais tarde ser transmitidas aos humanos.

O que este trabalho mostra é que a qualidade dos solos e das águas são determinantes para produzir alimentos seguros. Ou seja, se o cultivo e rega envolverem solos e água não poluídos, as plantas captarão bactérias benéficas. Se pelo contrário, os solos e as águas estiverem contaminados com bactérias resistentes a antibióticos, estas podem tornar-se endofíticas nas plantas e vir a ser consumidas pelos humanos. Esta conclusão reforça a visão de que a saúde humana é indissociável da saúde ambiental.

O artigo na integra pode ser consultado em:
Scaccia N, Vaz-Moreira I, Manaia CM. The risk of transmitting antibiotic resistance through endophytic bacteria. Trends Plant Sci. 2021 Dec;26(12):1213-1226. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tplants.2021.09.001. Epub 2021 Sep 27. PMID: 34593300.

30-12-2021