Professor da EA selecionado para Residência Artística nos USA

A Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) anunciou os bolseiros nomeados para as Residências Artísticas nos Estados Unidos da América em 2023, entre os artistas selecionados encontra-se João Pimenta Gomes, professor da Escola das Artes.


João Pimenta Gomes, é um artista visual e músico, formado em som e produção musical – também professor convidado da EA – aborda nos seus trabalhos referências ligadas à música e explora as relações entre o espaço e o corpo a partir da manipulação de sintetizadores modulares, imagens e objetos, proporcionando encontros entre o analógico e o digital, o sensorial e o conceptual.

No âmbito da sua candidatura à bolsa FLAD, a residência de João Pimenta Gomes nos EUA decorrerá na Experimental Intermedia Foundation Nova Iorque. As Bolsas FLAD para Residências Artísticas nos Estados Unidos pretendem apoiar o desenvolvimento e a formação dos artistas de nacionalidade portuguesas ou residentes em Portugal há mais de cinco anos.

A propósito das suas expectativas para esta residência artística o professor da EA salienta: “Vai proporcionar-me a oportunidade de estar em contacto pela primeira vez com o raro sintetizador Buchla e com a sua arquitetura sonora, fundamentalmente no pensamento dos sintetizadores modulares que uso no meu trabalho. A bolsa da FLAD abre portas a este imaginário e permite que o ainda jovem trabalho seja desenvolvido com uma liberdade ímpar.”. 

No próximo dia 18 de maio, o ciclo “Pisar suavemente sobre a terra” contará com um Dashed Concert de Matéria Simples, projeto fundado por João Pimenta Gomes, com Pedro Tropa e Teresa Santos – entrada livre. + info

pt
26-04-2023