Professora e aluno da CPBS envolvidos em projeto que permitiu uma descida do IVA na Indústria das Conservas

Ana Madsen, professora Católica Porto Business School e doutorada em Economia e Sistemas de Mercado do pescado, em conjunto com Tomás de Guedes Carvalho, alumno da licenciatura em Gestão da Católica Porto Business School, estiveram estreitamente envolvidos no projeto da ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe -, que conseguiu uma descida do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescenta) na indústria das conservas, de 23% para 6%.

Esta conquista foi fruto de um trabalho muito intenso, que se iniciou há cerca de 3 anos, quando Isabel Tato, Secretária Geral da ANICP, convidou a professora da CPBS para um projeto de consultoria, cuja proposta passava por ultrapassar a "incongruência sentida na indústria das conservas”, principalmente quando comparado o valor desta com o dos países concorrentes. 

Assim, através da ajuda do aluno, atualmente a trabalhar como Associate no Boston Consulting Group, desenvolveram um trabalho alicerçado em estudos e cálculos, que refletia as vantagens desta redução para a dinamização do  mercado nacional, dado o aumento do consumo destes produtos. 

Contudo, apesar das expectativas positivas, em 2021 verificou-se um retrocesso no processo, com a reprovação do Orçamento do Estado para 2022 e a necessidade de eleições legislativas antecipadas. Desta forma,  esta redução do IVA só foi implementada no início deste ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2023.

Urge agora salientar que esta medida é uma mais-valia para esta indústria,  permitindo fazer face aos desafios do desenvolvimento industrial,  aumentar postos de trabalho, e aumentar  investimentos na melhoria contínua. 

pt
20-04-2023