Projeto propõe modelo inovador de gestão de efluentes numa perspetiva de “economia circular”

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica no Porto participou no grupo operacional BIOCHORUME, coordenado pela Aveleda, S.A, que teve como objetivo criar um modelo inovador, alternativo ao tradicional, para minimizar os problemas do excesso de efluentes pecuários nas Explorações de Pecuárias Leiteiras na região de Entre Douro e Minho, promovendo a sua valorização como fornecedor de matéria orgânica aos solos e disponibilidade de nutrientes para a produção de biomassa para fins energéticos próprios.

“A ESB teve como principal função a aplicação de bioinoculantes que são, no fundo, microrganismos que podem ser benéficos para as plantas. Estes bioinoculantes têm a capacidade de aumentar o aporte de nutrientes para a planta e ao mesmo tempo torná-las mais resilientes a stresses ambientais, favorecendo o seu transplante e o seu estabelecimento no campo.”, explica Sofia Pereira, investigadora da ESB.

Fizeram, também, parte deste grupo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Forestis - Associação Florestal de Portugal e a Federação Nacional das Uniões das Cooperativas de Leite e Lacticínios (FENALAC).

O projeto, que terminou no final de 2021, pretendeu contribuir para a valorização do chorume produzido pelas explorações pecuárias leiteiras, através da sua aplicação como fertilizante em espécies florestais de crescimento rápido (Choupo e Paulónia), com vista à produção de biomassa para fins energéticos.

O BIOCHORUME representa, assim, um modelo inovador de gestão de efluentes numa perspetiva de “economia circular” à escala da unidade da exploração, convertendo-os numa oportunidade e numa mais valia económica e ambiental.

Mais informação

28-02-2022