Reitora da UCP integra Comité Internacional do V Encontro Internacional de Reitores Universia 2023, em Valência

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, faz parte do Comité Internacional do V Encontro Internacional de Reitores Universia, que reúne em Valência, cerca de 700 reitores de 14 países, que representam 14 milhões de estudantes de todo o mundo.

Sob o lema “Universidade e Sociedade”, o encontro, a decorrer de 8 a 10 de maio, tem como foco o papel da Universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconómico mais sustentável e conta com a participação de oradores de grande prestígio internacional.

Pedro Sánchez, presidente do Governo de Espanha, e Ana Botín, presidente do Banco Santander e da Universia, inauguraram o encontro, organizado em torno de três grandes ideias: Aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação e, finalmente, redes e interconexão entre as universidades.

Sobre o encontro, Isabel Capeloa Gil refere que “pensar a Universidade como protagonista do futuro, significa reivindicar o direito de fazer as coisas de forma diferente. Uma autonomia sem condições, que significa encontrar uma proposta de valor, que não venha de uma reação a tendências ou necessidades de curto prazo, mas sim que antecipe a transformação, que assuma riscos e também saiba fracassar, refazer e recomeçar.”

O cientista Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, o ex-secretário do Tesouro do presidente dos EUA, Bill Clinton e economista-chefe do Banco Mundial, Larry Summers, o Prémio Príncipe das Astúrias para a Investigação Científica 2006, Ignacio Cirac, e a responsável pela estratégia de investigação de Inteligência Artificial na Google, Pilar Manchón, são outros dos oradores convidados.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá continuidade aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005, e é organizado pelo Banco Santander.

As conclusões do Encontro Internacional de Reitores serão refletidas na ‘Declaração de Valência’, que reunirá o compromisso dos reitores para que a Universidade continue a avançar, a partir de diversas linhas de atuação, no seu propósito de continuar a contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

11-05-2023