Sabe lidar com o stress e com a ansiedade? Católica promove cursos gratuitos para os seus estudantes aprenderem

A Universidade Católica Portuguesa no Porto está a promover um programa de formação online e gratuito desenhado para intervir na população universitária e fornecer conhecimento e ferramentas que capacitem os estudantes a tomar decisões mais eficazes e saudáveis no que toca ao stress diário.

Já decorreram três edições do curso, novembro, dezembro de 2021 e outra em janeiro de 2022, onde se inscreveram cerca de 80 estudantes. A 26 de março e a 28 de maio arrancam mais edições, cada uma a durar 6 horas, num sábado, na plataforma Zoom. As sessões contam com formadores especialistas e reconhecidos nas suas áreas: Nutrição, Saúde Mental, Psicologia, Gestão de Stress e Expressão Plástica e Artística.

Este plano de formação, gratuito e aberto a todos os estudantes dos vários centros da Católica, é promovido no âmbito do projeto ACT-19, financiado pela Católica no Porto e desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores de várias faculdades da UCP. O objetivo é perceber o impacto que a pandemia de Covid-19 e outros contextos ansiogénicos exercem na saúde dos estudantes e ensinar como minimizar ou neutralizar as consequências do stress e da incerteza promovendo em paralelo o crescimento pessoal.

A multidisciplinaridade ao serviço da saúde dos estudantes
Marta Correia, responsável pela licenciatura em Ciências da Nutrição na Escola Superior de Biotecnologia da Católica e coordenadora do projeto, explica que o objetivo último é promover «uma abordagem integrada entre a mente e o corpo».

Os testemunhos deixados pelos estudantes participantes nas edições já realizadas falam por si. Uma participante da Católica de Lisboa escreveu: «Considero que vai ao encontro de temáticas extremamente relevantes cujas implicações se têm vindo a salientar nos dias de hoje [...]. Foi uma formação que nos forneceu uma grande compreensão dos temas e contribuiu com estratégias adaptativas para lidar com o stress. É também importante destacar não só a simpatia e empatia dos formadores, como também a sua abertura a explorar os temas e o incentivo face à nossa própria expressão [...]»

Um outro participante, do Porto, comentou: «Esta formação foi enriquecedora por dar a conhecer tanto a dimensão teórica que fundamenta a gestão do stress como variadas técnicas de apoio ao equilíbrio emocional e à revalorização de si mesmo. Tive grande gosto em participar e saliento principalmente a qualidade das apresentações, a variedade dos temas abordados e o caráter muito intimista destas sessões em que todos são estimulados a participar nas reflexões. [...] Mais um vez obrigado pela iniciativa!»

As inscrições para as duas últimas edições encontram-se abertas – está definido um máximo de 40 vagas para cada formação.

pt
24-02-2022