Sessão de apresentação do Projeto de Investigação: “O contributo do pensamento bioético do Prof. Daniel Serrão no âmbito da bioética em Portugal”

Decorreu no dia 1 de março (dia de aniversário natalício do Prof. Daniel Serrão) integrado na VII edição do Mente-a-sexta, a sessão de apresentação do projeto de investigação - “O contributo do pensamento bioético do Prof. Daniel Serrão no âmbito da bioética em Portugal”.

A sessão foi presidida pela diretora do Instituto de Bioética, Ana Sofia Carvalho, que começou por recordar a grata figura e personalidade de Daniel Serrão e da sua incomensurável dedicação ao Instituto de Bioética e na Bioética em Portugal, invocando-o como um dos Mestres da Bioética nacional. Referindo-se ao projeto de investigação, considerou-o como um importante contributo no âmbito da disseminação e compreensão da obra e pensamento bioético de Daniel Serrão, assim como salientou o valioso trabalho que o mesmo representa para a bioética em Portugal. Sublinhou ainda na sua intervenção o empenho, determinação e rigor de Carlos Costa Gomes, como responsável do projeto, definindo-o “como o mais fiel discípulo do Prof. Daniel Serrão”.

Na sessão de apresentação marcaram presença António Araújo, presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos – Porto, que usou da palavra sublinhando todo o apoio necessário ao projeto, bem como a importância do trabalho de investigação que está a ser desenvolvido; e Patrício Soares, em representação da BIAL. A sessão de apresentação do projeto contou ainda com a presença de Aníbal Lopes Gil, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (Brasil), especialista em Bioética; de Carlos Costa Gomes, do Instituto de Bioética (Portugal), responsável do projeto de investigação; e de Renato da Silveira Borges Neto, PUC-Rio (Brasil).

Dos resultados alcançados em 2018, salientam-se os artigos em revistas científicas, a Introdução da Bioética em Portugal nas unidades curriculares de Bioética nos ciclos de estudos universitários e a internacionalização do projeto.

Março 2019