Startup de investigadores da Católica recebe 1º prémio em competição europeia na área da saúde

A Thertac, uma startup da qual fazem parte Carla Pais-Vieira, investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), do Instituto de Ciências da Saúde no Porto, e André Perrotta, investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes, recebeu o primeiro prémio do EIT Jumpstarter, uma competição, financiada pela União Europeia, para startups na área da saúde. A última etapa do concurso decorreu, em Cracóvia, a 29 de novembro.

No concurso, que colocou em competição centenas de startups, a Thertac apresentou o plano de negócios para uma empresa na área dos serviços de saúde em reabilitação. A proposta vem no seguimento de uma patente recentemente publicada pelo mesmo grupo que visa implementar novas formas de reabilitação neurológica que sejam mais acessíveis aos consumidores.

Além dos investigadores da Universidade Católica no Porto, a equipa é constituída por Luís Stateri, consultor em gestão e marketing de saúde, Demétrio Matos, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e Miguel Pais-Vieira, da Universidade de Aveiro.

A startup tem origem no projeto Thertact-Exo, financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Prémio Melo e Castro, que visou testar um método de reabilitação que combina o uso de um exoesqueleto, realidade virtual e feedback thermotátil. O projeto combinou avanços na área da robótica, tecnologia das artes, neurociências, psicologia, análise proteica, e reabilitação num único protocolo de reabilitação. A importância do estudo residiu no facto de o exosqueleto ser controlado diretamente pela atividade cerebral do utilizador: ao pensar em caminhar, os comandos cerebrais, registados através de eletroencefalografia, são descodificados em tempo real, servindo como instrução para que o exosqueleto inicie a marcha.

Assista à cerimónia de apresentação e entrega de prémios
15-12-2022