“A transformação tecnológica impulsionou mudanças a vários níveis na Universidade Católica”, refere Isabel Capeloa Gil no Delphi Economic Forum

“A ciência que é produzida nas universidades é essencial para o desenvolvimento e crescimento das economias. As universidades não são silos. É importante que sejam também parceiras da transformação que ocorre no setor bancário, industrial e empresarial.” As palavras são da Reitora da Universidade Católica Portuguesa no “Delphi Economic Forum VIII”, que decorreu em Delfos, na Grécia, de 26 a 29 de abril.

Oradora convidada do painel "Transitional Skills, Workforce Society in Time of Acelerated Technology Change", sobre o tema “Futuro do Trabalho”, Isabel Capeloa Gil deu a conhecer as adaptações à evolução tecnológica, produzidas na UCP, nomeadamente o Projeto Atena, que segundo a Reitora representa “uma das mais difíceis tarefas” da sua vida enquanto Reitora, mas que representa uma transformação no sentido de uma “melhor organização da Universidade.”

Lembrando que “os estudantes chegam às universidades com competências e grande conhecimento tecnológico, esperam que lhes seja providenciado valor acrescentado, que não seja apenas instrumental” e isso, acrescentou, “forçou também uma mudança na forma como ensinamos, nomeadamente ao nível da metodologia e pedagogia.”

Uma das grandes mudanças, salientou a Reitora, é “o ensino baseado na resolução de problemas (PBL), já implementado no Mestrado Integrado em Medicina, da UCP e que se pretende ser alargado a outras áreas do ensino”, já que os profissionais, depois de terminarem os cursos, “têm de continuar a estudar, a adaptarem-se, a evoluir.”

Isabel Capeloa Gil não quis terminar a sua intervenção sobre as mudanças produzidas na Universidade Catolica ao nível da evolução tecnológica, sem referir que “apesar do que era expectável durante a pandemia, o ensino presencial na universidade vai continuar”, acrescentado que “a nossa função não é apenas providenciar ferramentas úteis para a vida, o que é essencial, mas também oferecer Sabedoria, ajudando a criar bons cidadãos.”

02-05-2023