Universidade Católica lança Plano para a Igualdade de Género

O Plano para a Igualdade de Género reforça o compromisso da UCP com a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Elaborado com base num diagnóstico relativo ao desempenho da UCP em matéria de igualdade de género, o plano visa incrementar a consciencialização e implementação do tema entre o corpo docente e de investigadores, os estudantes, os alumni e os colaboradores.

O plano foca-se em seis áreas: Cultura Institucional de Igualdade de Género; Equilíbrio de Género nas Lideranças e Órgãos de Governo; Igualdade de Género no Recrutamento e Progressão; Reconhecimento da Dimensão de Género na Investigação e Ensino; Equilíbrio de Género na Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal; e Promoção de uma Cultura de Inclusão e de Cuidado; com um total de 20 objetivos estabelecidos.

Conforme se pode ler neste documento, é de destacar que “na UCP, a promoção da representação de mulheres em cargos de liderança tem ocorrido de forma destacada e evidente. Contando com duas Reitoras na sua história, apresenta em 2022 a mais paritária equipa de gestão das universidades portuguesas, com 45% de representação feminina. Todavia, uma política de igualdade implica a adoção de mecanismos de avaliação e análise, a promoção de princípios e normas regulamentares de fomento da paridade, a formação e educação para uma cultura do reconhecimento e da igualdade entre mulheres e homens, e o mainstreaming da igualdade de género nas atividades de investigação e ensino”.

Consulte aqui o Plano para a Igualdade de Género da UCP »»

01-02-2022