Universidade Católica Portuguesa no Porto e EAPN Portugal assinam protocolo de cooperação para o combate à pobreza

O combate à pobreza juntou a Universidade Católica Portuguesa no Porto e a Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (EAPN Portugal) para a assinatura de um protoloco de cooperação, que tem como fim o desenvolvimento de programas de cooperação técnico-científica nos domínios das especificidades de ambas as partes, como o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação e de intervenção, a organização de formações conjuntas, como ações de formação, cursos, workshops, seminários, e a realização de estágios académicos.

Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica no Porto, refere que este protocolo é de extrema importância para a Universidade Católica, pois “apoia a instituição a cumprir a sua missão”. “Os nossos alunos, que hoje estudam na Católica, amanhã vão integrar empresas e vão até ser dirigentes. Por isso, é muito importante que a sua formação tenha sementes anti-pobreza. São essas sementes que queremos fazer crescer, para ajudar a fazer desaparecer este problema. Isso faz-se com ciência, com aproximação, com conhecimento de fundo do que está a acontecer e com estratégias para conseguirmos trabalhar nesta frente,” afirma. “Estamos comprometidos com a EAPN Portugal e queremos tornar este projeto um sucesso,” afirma a pró-reitora.

É importante que as instituições de educação e de cultura, como as universidades, possam e devam participar na construção de uma sociedade diferente e inclusiva,” refere Agostinho Jardim Moreira. O presidente da EAPN Portugal sublinha, também, que “a pobreza é sempre resultado de disfunções humanas e sociais. A pobreza exclui sempre a pessoa da sua realização pessoal e integrada na família e na sociedade. Só pelo desenvolvimento integral do ser humano é que é possível a pessoa sair da pobreza.”

A EAPN Portugal é uma organização não-governamental, que tem por missão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária em que todos sejam corresponsáveis na garantia do acesso dos cidadãos a uma vida digna, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício de uma cidadania informada, participante e inclusiva. A sua intervenção a nível nacional, através das estruturas existentes nos dezoito distritos do país e na Região Autónoma da Madeira, consolida-se através dos eixos da informação; da formação, da investigação e do acompanhamento das políticas sociais, aos níveis nacional e europeu, procurando contribuir positivamente para a construção, implementação e avaliação de políticas integradas e transversais de combate à Pobreza.

A assinatura do protocolo, que decorreu a 10 de abril, contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa no Porto, do Padre Agostinho Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal, bem como de docentes e colaboradores da Universidade e da Coordenadora Nacional da EAPN Portugal.

11-04-2024