24.05.2018 17:00
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

24.05.2018 17:00 “Conservação, conhecimento e criação: novas e velhas funções para as cinematecas”, com Tiago Baptista Link: https:///pt/central-eventos/conservacao-conhecimento-e-criacao-novas-e-velhas-funcoes-para-cinematecas-com-tiago

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Resumo
Ao longo da sua história, mas sobretudo após a introdução das tecnologias vídeo e digital, as cinematecas viram os seus deveres públicos consideravelmente aumentados no que diz respeito à salvaguarda e acesso das suas coleções. No entanto, essa missão nem sempre encontrou adequação nos meios legais, nas fontes de financiamento, ou na multiplicação de meios técnicos e humanos colocados à disposição das cinematecas. Pelo contrário, no momento histórico em que muitas cinematecas precisavam de crescer para sobreviver, muitas assistiram a cortes graves nos seus meios de funcionamento. Como conciliar, neste contexto adverso, velhas questões como o equilíbrio entre a preservação, o acesso e o respeito pelo direito privado, com novos desafios como a transformação das cinematecas em verdadeiros centros não só de conservação, mas também de conhecimento e de criação? Uma partilha sobre a história e a experiência do centro de conservação da Cinemateca Portuguesa, o departamento ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento).

Biografia
Tiago Baptista é diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. É doutorado em Film and Screen Media pela Universidade de Londres (Birkbeck College) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea-NOVA FCSH. É ainda membro fundador da AIM-Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e coordenador editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

Auditório Ilidio Pinho
Ver cartaz