Portugueses em Macau, livro da autoria de docentes da Católica no Porto

07.04.2019 17:30
Católica Porto Business School

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

07.04.2019 17:30 Portugueses em Macau, livro da autoria de docentes da Católica no Porto Link: https:///pt/central-eventos/portugueses-macau-livro-autoria-docentes-catolica-no-porto

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Vitor Teixeira, professor da Escola das Artes, e Susana Costa e Silva, professora da Católica Porto Business Sschool e professora visitante na University of Saint Joseph, Macau, são os autores do livro “Contributos para uma história dos Portugueses a viver em Macau”/” A history of Portuguese people in Macao — History contributes”.

O livro, lançado com o apoio do Instituto de Estudos Europeus de Macau, e editado pelo Jornal Tribuna de Macau, surgiu através de uma bolsa de investigação obtida em 2016 com vista à compreensão dos fatores que explicam a história dos Portugueses em Macau, desde a sua chegada no século XVI, até aos dias de hoje. A obra, escrita em português e em inglês, de forma a atingir um público mais alargado, procurou ainda compreender o que levou os portugueses a permanecerem no território, mesmo depois do handover de 1999, e a perspetivar a sua permanência nesta região administrativa especial chinesa no futuro.

O projeto de investigação dos dois docentes procura dar forma à ligação entre a Universidade Católica Portuguesa, e a Universidade Católica de Macau, cuja relação se tem pautado por uma colaboração permanente e estreita. É igualmente uma forma de consubstanciar a ligação entre diferentes escolas do Centro Regional do Porto da UCP, numa manifestação evidente das possibilidades de cooperação transversais entre diferentes unidades académicas.

O livro é lançado no dia 7 de Abril, às 17:30, no Clube Militar, em Macau.