27.06.2019 17:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

27.06.2019 17:30 Quintas com Saúde | Sistema músculo-esquelético: utilização de mochilas e desafios posturais Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-sistema-musculo-esqueletico-utilizacao-mochilas-e-desafios

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz
Sala EC137

Inserida no Ciclo de Conferências - Quintas com Saúde 2018/19, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde - Porto, decorrerá no próximo dia 27 de junho, às 17h30, no campus Foz, a conferência "Sistema músculo-esquelético: utilização de mochilas e desafios posturais", com o Dr. Diogo Sousa (Interno de Formação Específica de Ortopedia e Traumatologia no CHTMAD).

Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado.

Inscrição gratuita.

Dr. Diogo Sousa
O autor apresenta uma breve revisão anatomica e fisiológica da coluna vertebral, revendo as especificidades dos segmentos que a compõem – especialmente a coluna cervical e a lombar.

Revê tambem as condições mais frequentes que cursam com dores na coluna vertebral – as raquialgias, e que sinais devem ser vigiados e que justificam recorrer a assistência médica. Seram também abordados hábitos e estratégias para a prevenção e tratamento das mesmas.
Será abordado o uso de mochilas, com especial relevo em jovens em idade escolar, a sua relação com as raquialgias e as suas implicações no desenvolvimento dos mais jovens. Abordar-se-ão as recomendações mais aceites para a utilização das mesmas.

Por fim, será abordada a postura corporal e o seu impacto na qualidade de vida e degeneração da coluna vertebral, assim como apresentadas recomendações posturais, tanto para estar de pé como sentado.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências »